terça-feira, 22 de abril de 2014

Atividade 1.3 - Situação problema (tarefas escolares, diferentes gerações)

Podemos constatar que a geração atual, crianças e jovens estão inseridos numa realidade, onde a tecnologia faz parte de sua identidade. Os alunos, em geral, têm acesso a computadores, celulares, tablets, máquinas digitais, entre outros aparelhos; porém não são utilizados para "aprendizagem" e sim, para lazer/entretenimento. De acordo com essa realidade, a escola tem o papel, o dever de conscientizá-los, orientá-los e cobrá-los para tal postura, como a aquisição de conhecimentos significativos. Há a necessidade também, da intervenção da família nesse momento.
A diferença em relação às gerações anteriores, é que a família participava e se comprometia, cobrando e ajudando nas tarefas escolares; não tinham acesso à tecnologia (internet, etc), mas compravam livros (enciclopédias, dicionários), e os filhos frequentavam as bibliotecas da escola, da cidade. A tecnologia veio para facilitar a vida de todos, porém, muitos não têm se adaptado, se adequado e se apropriado dessas mídias.

Há muitas escolas, muitos profissionais que se recusam a utilizar de tais recursos por "medo" ou "insegurança" do novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário