segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Você sabe planejar suas aulas usando a internet???


Você sabe planejar sua aula usando a internet???

A cena é comum nos laboratórios de Informática. O professor, muito bem-intencionado, quer usar a internet para complementar os conteúdos de sua matéria. Nada de errado nisso, pelo contrário. O problema é que, em muitos casos, falta planejamento. Resultado: as aulas acabam acontecendo de forma improvisada, com alunos acessando sites que não têm a ver com o assunto abordado.

Para mudar esse quadro, o professor pode lançar mão de diversas metodologias de tecnologia educacional. Uma delas é conhecida como WebQuest, que é a sistematização de uma aula com uso da tecnologia, propiciando uma forma organizada de ensinar e aprender.

Em seu processo de criação, o professor “navega” na rede, coleta informações de interesse e indica sites para os alunos, a respeito de determinada temática. Em seguida, os estudantes seguem as orientações do professor, consultando as páginas sugeridas e respondendo às perguntas da atividade. Ao término, os alunos contam com extensa gama de informações na área pesquisada.

A professora Mary Grace Martins, consultora educacional da Microsoft e responsável pelo site Vivência Pedagógica, que contém diversos exemplos de WebQuest, foi uma das pioneiras na utilização dessa metodologia no país.

“A popularização da internet nas escolas têm contribuído com a disseminação dessa forma de trabalho”, conta ela, que ministrou uma formação em WebQuest para dinamizadores - educadores responsáveis pelos laboratórios de informática – em Goiás, pela iniciativa Parceiros na Aprendizagem, da Microsoft.

Quem nunca usou não precisa ficar com receio, já que não são necessários conhecimentos avançados em tecnologia para a utilização da WebQuest.

“O mais importante é a qualidade da proposta elaborada, é nela que precisamos concentrar nossos esforços”, explica Mary.

Nos Estados Unidos, é muito comum o uso de outro recurso: as Lições Web que possuem uma estrutura semelhante às WebQuests. No entanto, elas têm como foco apenas um tópico do tema estudado. Por meio de atividades desafiadoras, buscam orientar o aluno para que construam conhecimento a respeito do tema.

No Programa Aprender em Parceria promovido pela Microsoft, os educadores são desafiados a construir uma Lição Web baseada em parâmetros curriculares.

Trata-se de uma atividade importante para professores que estão iniciando um trabalho integrado às novas tecnologias, pois ajuda a estruturar aulas partindo de objetivos pontuais, de modo mais significativo para os alunos.

É possível, inclusive, que os próprios alunos elaborem em conjunto Lições Web para que outros alunos aprendam sobre um determinado conteúdo.

“A tolerância deverá ser exercitada a todo o momento, no entanto a consideração do tempo previsto para cada etapa deve ser relevante para a equipe”, esclarece a pesquisadora em tecnologia educacional Neli Maria Mengalli, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Sem complicação

Para a confecção da WebQuest, o professor deve apresentar a temática de maneira envolvente, para que os alunos fiquem instigados para realizar as pesquisas. Em seguida, ele se encarrega de elencar as perguntas que os alunos terão que responder, mostra a forma como irá avaliá-los e pede a conclusão do trabalho, tudo na forma de tópicos.

As atividades podem ser feitas em softwares como Microsoft Word e Microsoft Power Point, ou educacionais de autoria, como o Visual Class.

Uma outra opção é editar a WebQuest diretamente em um blog (diários na internet), outro recurso interessante que abre espaço para interação com os alunos.

Todas as WebQuest publicadas na internet podem ser utilizadas por outros educadores sem necessidade de pagamento de direitos autorais. No entanto, Mary Grace frisa que é importante que sejam citadas as fontes de tudo que é registrado na WebQuest, como imagens utilizadas, sites consultados e todos os autores.

“Se um educador cria uma WebQuest a partir de uma outra, precisa citar isso em sua nova produção”.

Criatividade em alta

“Um dos pontos mais relevantes das webquests é a possibilidade de abordar um tema novo e instigar a curiosidade da sala”, afirma Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer, que ministrou aulas de webquest para educadores em Barueri e São Bernardo do Campo (SP).

Ela conta que em uma das escolas em que foi utilizado o recurso, os alunos fizeram um trabalho de análise do hino nacional.

“Ficou muito bom porque os alunos puderam unir competências como português, artes e expressão corporal”.

Com a disseminação da metodologia pela Internet e os diversos workshops realizados sobre o assunto, cada vez mais professores têm se interessado pelas webquests como instrumento para facilitar e estimular o aprendizado.

Para Mary Grace este aprendizado pode até mesmo extrapolar os limites da sala de aula.

“O mais importante é o conhecimento que fica após o aluno ter vivenciado uma situação de aprendizagem. O aluno pode ser o protagonista, o autor de uma produção significativa e que não é exclusivamente escolar, como um filme, um blog, um programa de TV, dentre outros”.

Com isso, o aluno descobre que é capaz de superar desafios e ir em busca do conhecimento, percebe que é criativo e que pode contribuir com um grupo.

“Ele acaba não sendo apenas mais um número dentro da sala de aula, com apenas mais uma tarefa comum para que seu professor corrija”, finaliza.

Gostou da idéia? Então comece a pensar agora mesmo no tema de sua WebQuest ou Lição Web. Você e seus alunos só têm a ganhar com estas propostas desafiadoras para que os alunos aprendam utilizando a rede...

Referências:

Webquest

Nenhum comentário:

Postar um comentário