sexta-feira, 3 de maio de 2013

A ESCOLA DIANTE DESSE NOVO PANORAMA DA SOCIEDADE – ATIVIDADE 1.3

A ESCOLA DIANTE DESSE NOVO PANORAMA DA SOCIEDADE
Muitos pensam que Tecnologia é aparelhagem eletrônica. Mas, estamos equivocados, podemos muito bem usufruir de todos os recursos que estão à nossa volta, desde que sejam significativos para a aprendizagem.  Ladislau Dowbor comenta que, na sociedade do conhecimento, a escola, que tem no conhecimento a sua matéria-prima, tem de assumir um papel muito mais central. Para ele, a escola precisa repensar seu papel diante da atual explosão do universo do conhecimento e das tecnologias correspondentes. Portanto, estamos num mundo onde a educação, a aprendizagem é instantânea, as informações são transmitidas em segundos, e muitas vezes, nossos alunos ficam sabendo de coisas, mesmo antes da gente.
Exemplo: no dia em que saiu na mídia, que o novo Papa era um Argentino, eu não sabia, mas, meu aluno entrou na sala já com esta informação, pois já havia visto no facebook, na hora do intervalo.
E, com isso, precisamos rever como está a nossa didática, como estamos abordando um assunto, o conteúdo da nossa disciplina em sala, para podermos alcançar o interesse do nosso aluno para tais atividades propostas. Ladislau ainda cita alguns tópicos no vídeo:
1- Não repetir a mesma cartilha de sempre. “Portanto, vamos inovar”.
2- Selecionar informações significativas. “Buscar algo condizente com a realidade dos alunos”.
3-A cabeça não tem que está bem cheia e sim, bem feita. “Fazer com que o alunos saibam usar as informações recebidas, saibam escolher e decidir por coisas mais plausíveis, etc.”
4- A metodologia tem que ser mais central nesse processo.  Mão adianta ter uma mochila cheia de livros, tablet, ipod, se o aluno não souber direcionar, organizar e utilizar todos esses recursos como meio de pesquisa, informações e conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário