domingo, 28 de abril de 2013


ATIVIDADE 1.2 - QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?
wikipedia
Professor ou docente é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações acadêmicas e pedagógicas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.

1- O QUE É SER PROFESSOR HOJE?
Ser professor hoje: não é nada fácil. Somos profissionais “desacreditados”, desvalorizados, desmotivados, desanimados, mal remunerados, despreparados, etc. Passamos alguns anos, ou melhor, muitos anos de nossas vidas estudando, pesquisando, preparando aulas, métodos diversificados para transmitir conhecimento aos alunos, que por sinal, não têm perspectivas, interesse, comprometimento, respeito e nenhuma consideração por nós. A escola encontra-se num momento “crítico”, delicado, pois precisa receber alunos especiais, com todo tipo de síndrome e deficiências, sem falar nas famílias desestruturadas, desorientadas, descomprometidas com a educação de seus próprios filhos, e que ainda acham, que a escola tem essa responsabilidade, de fazer do aluno um cidadão de caráter, ou seja, que ela deve dar conta de ensinar, educar, orientar, formar, instruir, encaminhar para o médico, alimentar e fornecer todo o material possível para te-lo como frequentador. Ah, e não pode ser cobrado de absolutamente nada, se não...

2- QUEM SOU (eu) NESSE CONTEXTO?
Sou uma professora idealista, que acredita que um dia esse quadro irá melhorar, irá mudar, através da minha luta e persistência. Acredito nas pessoas, nas oportunidades e tento fazer a minha parte, a minha contribuição da melhor maneira possível. Pois, as coisas que estão acontecendo têm a sua raiz, o seu motivo. Alguém errou (lá atrás) e, perderam o controle. A sociedade está doente. Os jovens estão se envolvendo cada vez mais cedo com a droga, as garotas estão engravidando cada vez mais cedo e, como ainda não têm estrutura pra educar seus filhos, vão jogando-os em nossas mãos. Nossos governantes estão “tapando o sol”, não querem enxergar que precisamos de leis e de uma educação mais pontual, precisamos ensinar o cidadão a “pescar” e não lhe oferecer bolsas (gás, leite, família, escola).
E, enquanto isso, estou aqui, buscando meios para ajudar cada ser que passa por mim, tentando aprender novas didáticas e tecnologias, para poder fazer alguma coisa para mudar essa realidade e, alcançar o interesse do aluno para novas práticas educativas.

PC: Elisângela Leme Rocha
E.E Orlando Vitaliano

2 comentários:

  1. O que eu pude entender sobre o tema discutido é que os professores vem passando por problemas dentro da escola, esses problemas acarreta no desanimo.
    Problemas com salários e condições de trabalho que na minha opinião é o pior situação que o profissional pode passar. Vale também levanta que esta sendo exigido do professor situações que ele não esta preparado para "lidar", no cotidiano.

    ResponderExcluir
  2. a grande problemática do ser professor é a inversão de valores de uma sociedade que se corrompeu pelo ter e deixou de lado o ser, assim o aprender não tem um valor real se não tas ao aprendiz um retorno material imediato, "é o que eu vou ganhar com isso", o crescimento intelectual não tem a menor importância diante dessa realidade deturbada!
    Silvana Honório Guerra

    ResponderExcluir