domingo, 28 de abril de 2013


ATIVIDADE 1.2 - QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?
wikipedia
Professor ou docente é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações acadêmicas e pedagógicas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.

1- O QUE É SER PROFESSOR HOJE?
Ser professor hoje: não é nada fácil. Somos profissionais “desacreditados”, desvalorizados, desmotivados, desanimados, mal remunerados, despreparados, etc. Passamos alguns anos, ou melhor, muitos anos de nossas vidas estudando, pesquisando, preparando aulas, métodos diversificados para transmitir conhecimento aos alunos, que por sinal, não têm perspectivas, interesse, comprometimento, respeito e nenhuma consideração por nós. A escola encontra-se num momento “crítico”, delicado, pois precisa receber alunos especiais, com todo tipo de síndrome e deficiências, sem falar nas famílias desestruturadas, desorientadas, descomprometidas com a educação de seus próprios filhos, e que ainda acham, que a escola tem essa responsabilidade, de fazer do aluno um cidadão de caráter, ou seja, que ela deve dar conta de ensinar, educar, orientar, formar, instruir, encaminhar para o médico, alimentar e fornecer todo o material possível para te-lo como frequentador. Ah, e não pode ser cobrado de absolutamente nada, se não...

2- QUEM SOU (eu) NESSE CONTEXTO?
Sou uma professora idealista, que acredita que um dia esse quadro irá melhorar, irá mudar, através da minha luta e persistência. Acredito nas pessoas, nas oportunidades e tento fazer a minha parte, a minha contribuição da melhor maneira possível. Pois, as coisas que estão acontecendo têm a sua raiz, o seu motivo. Alguém errou (lá atrás) e, perderam o controle. A sociedade está doente. Os jovens estão se envolvendo cada vez mais cedo com a droga, as garotas estão engravidando cada vez mais cedo e, como ainda não têm estrutura pra educar seus filhos, vão jogando-os em nossas mãos. Nossos governantes estão “tapando o sol”, não querem enxergar que precisamos de leis e de uma educação mais pontual, precisamos ensinar o cidadão a “pescar” e não lhe oferecer bolsas (gás, leite, família, escola).
E, enquanto isso, estou aqui, buscando meios para ajudar cada ser que passa por mim, tentando aprender novas didáticas e tecnologias, para poder fazer alguma coisa para mudar essa realidade e, alcançar o interesse do aluno para novas práticas educativas.

PC: Elisângela Leme Rocha
E.E Orlando Vitaliano

terça-feira, 23 de abril de 2013

Como você será lembrado(a)?


VALE MUITO A PENA LER

A NOTA DE R$ 100,00

Um famoso palestrante começou um seminário numa sala com 200 pessoas, segurando uma nota de R$ 100,00.

Ele perguntou:

“Quem de vocês quer esta nota de R$ 100,00?”

Todos ergueram a mão...

Então ele disse:

“Darei esta nota a um de vocês esta noite, mas primeiro, deixem-me fazer isto...” Então, ele amassou totalmente a nota.
E perguntou outra vez: “Quem ainda quer esta nota?”
As mãos continuavam erguidas. E continuou: “E se eu fizer isso...” Deixou a nota cair no chão, começou a pisá-la e esfregá-la. Depois, pegou a nota, agora já imunda e amassada e perguntou: “E agora?” “Quem ainda vai querer esta nota de R$ 100,00?” Todas as mãos voltaram a se erguer. O palestrante voltou-se para a platéia e disse que lhes explicaria o seguinte: “Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês continuaram a querer esta nota, porque ela não perde o valor.

Esta situação também acontece conosco. Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e ficamos nos sentindo sem importância. Mas não importa, jamais perderemos o nosso valor. Sujos ou limpos, amassados ou inteiros, magros ou gordos, altos ou baixos, nada disso importa! Nada disso altera a importância que temos. O preço de nossas vidas, não é pelo que aparentamos ser, mas pelo que fizemos e sabemos.”

Agora, reflita bem e procure em sua memória:
Nomeie as 5 pessoas mais ricas do mundo.
Nomeie as 5 últimas vencedoras do concurso de Miss Universo.
Nomeie 10 vencedores do prêmio Nobel.
Nomeie os 5 últimos vencedores do prêmio Oscar, como melhores atores ou atrizes.
Como vai? Mal, né? Difícil de lembrar? Não se preocupe. Ninguém de nós se lembra dos melhores de ontem.
Os aplausos vão-se embora. Os troféus ficam cheios de pó. Os vencedores são esquecidos.

Agora faça o seguinte:
Nomeie 3 professores que te ajudaram na tua verdadeira formação.
Nomeie 3 amigos que já te ajudaram nos momentos difíceis.
Pense em algumas pessoas que te fizeram sentir alguém especial.
Nomeie 5 pessoas com quem transcorres o teu tempo.
Como vai? Melhor, não é verdade?

As pessoas que marcam a nossa vida não são as que têm as melhores credenciais, com mais dinheiro, ou os melhores prêmios.
São aquelas que se preocupam conosco, que cuidam de nós, aquelas que, de algum modo, estão ao nosso lado.

segunda-feira, 22 de abril de 2013


Síntese do texto: "A sociedade da Aprendizagem e o Desafio de Converter Informação em conhecimento".

Motivação e Sucesso!



"Sinto muito se o cumprimento do meu dever o irrite tanto!" 

Certa vez, chamei a atenção de um aluno porque estava colando numa prova e o expulsei da sala de aula. No dia seguinte, o pai desse aluno veio falar comigo dizendo que eu tinha prejudicado o seu filho e que isso o tinha deixado muito irritado e iria tirá-lo da faculdade por minha causa. Minha resposta foi o título desta mensagem: "Sinto muito que o cumprimento do meu dever o irrite tanto". E, obviamente, mantive a reprovação do aluno colador. Essa frase que me veio à mente naquele momento, poderia ser usada por todos aqueles que ao cumprir o seu dever se defrontam com pessoas que se irritam, xingam, brigam e que não querem aceitar a realidade do próprio erro. Aqui vão alguns exemplos:
Um policial rodoviário, ao parar um veículo que está transitando em velocidade superior à permitida, ao ouvir a indignação do motorista infrator, poderia dizer: "Sinto muito que o cumprimento do meu dever, de cuidar da segurança das estradas o irrite tanto" e lavrar a multa.
Um(a) comissário(a) de bordo ao pedir a um passageiro que desligue seu celular ou retire sua bagagem de mão da saída de emergência, ao sentir sua irritação, poderia dizer, até sorrindo: "Sinto muito se o cumprimento do meu dever, de cuidar da segurança de todos os passageiros o irrite tanto" e exigir o cumprimento das normas de segurança em vôo.
Um chefe, ao chamar a atenção de seu colaborador por não estar utilizando corretamente os EPI (equipamentos de proteção individual) e, portanto, correndo risco de acidente no trabalho, ao ouvir os xingamentos surdos dessa pessoa irresponsável, deveria dizer: "Sinto muito se o cumprimento do meu dever, de cuidar de sua segurança o irrita tanto", e exigir o uso dos EPI.
Da mesma forma, os pais podem usar a frase com seus filhos que não queiram estudar ou cumprir suas obrigações: "Sinto muito se o cumprimento do meu dever de pai o irrita tanto", pode fazer um filho entender a sua posição de desobediência e passar a cumprir os seus deveres. Os pais são responsáveis pela formação dos filhos e não podem ser complacentes com a desobediência ou a preguiça, pois sabem que farão adultos infelizes e sem sucesso, e ainda serão acusados, por não os terem educado corretamente.
Não sei se você concorda ou não com este texto. Eu o escrevi, porque acredito ser meu dever de professor fazer as pessoas pensarem, e, portanto, mais uma vez, sinto muito se o cumprimento desse meu dever de professor o tenha irritado.
 
Pense nisso. Sucesso!
Luiz Marins.